Desde o inicio da época passada (2018) que a ACDL implementou o sistema de camaras de vídeo vigilância no interior das galeras da ACDL, desconhecemos que alguma galera de Columbofila no Mundo tenha um sistema destes em funcionamento, para que pudéssemos copiar um bom exemplo, e portanto tivemos que ir nós próprios à descoberta, e por tentativas, ate descobrir um sistema indicado e preparado para as nossas necessidades.
Inicialmente nas primeiras provas, tivemos que afinar o sistema selecionado, para que o mesmo ficasse preparado para poder suportar o calor, a humidade, e todos os solavancos que uma viagem de um camião pode originar, além de o mesmo sistema ter de garantir muitas horas de gravação.
Desde o meio da época passada (2018) que a ACDL filma com sucesso o interior das galeras nas soltas, e para quem esteve presente na Gala em Dezembro de 2018 conseguiu visualizar numa tela em projeção, excertos de filmagens do interior da galera na altura da alimentação e abeberamento nas provas.
Enquanto entidade organizadora, cabe à ACDL garantir que todo o processo dos seus funcionários durante as soltas, decorre de forma correta e com imparcialidade, assim, além dos vídeos externos que são publicados semanalmente desde a época passada para que os Columbófilos possam assistir à solta dos seus pombos, a ACDL tem nas 3 galeras um sistema de vídeo vigilância no interior do corredor da galera, onde enquanto entidade organizadora, a ACDL assegura que o processo de alimentação, abeberamento e abertura das caixas decorrem em conformidade.
O interior das galeras são filmados semanalmente ininterruptamente desde o momento em que são ligadas ao reboque e partem do parque, ate ao momento em que voltam ao parque e são desligadas do reboque, significa que as concentrações, a viagem, a alimentação e o abeberamento e o ato de solta dentro do corredor das Galeras são completamente filmados e gravados por 2 camaras no interior da galera que semanalmente são visualizados pela ACDL enquanto entidade organizadora.
Este pequeno excerto que agora deixamos permite visualizar parte da alimentação e do abeberamento, assim como do ato de solta em Miranda Del Ebro II, e como pode ser visto no canto superior direito da filmagem pela data e hora precisa em que os pombos foram soltos (03/06/2019 às 06h05m00s).
Na primeira parte do vídeo, dia 2 Junho 2019 pelas 17h08m, vista da camara da traseira da galera, o delegado da ACDL esta na parte superior do corredor da galera a terminar de alimentar os pombos das caixas mais altas, depois de já ter alimentado os das caixas mais baixas.
Na segunda parte do vídeo, dia 2 Junho 2019 pelas 17h45m, vista da camara da frente da galera, o delegado da ACDL esta a reforçar o abeberamento dos pombos.
Na terceira parte do vídeo, dia 3 Junho de 2019 pelas 6h03m, vista da camara da frente da galera, o delegado da ACDL depois de colocar a gravar a camara exterior para filmar a solta dos pombos, entra na galera e prepara o mecanismo de abertura de caixas para realizar a solta às 06h05m00s.
Na nossa primeira época em 2018, percebemos que as 2 filas da frente e as 2 filas de trás da galera, apenas tinham um bebedor/ comedor numa das laterais, enquanto que todas as restantes filas têm um bebedor/ comedor nas duas laterais, assim para a época de 2019 que agora decorre, decidiu a ACDL adquirir bebedores/ comedores que são colocados na frente das caixas dessas filas, para que os pombos que viajam nessas filas das extremidades da galera tenham as mesmas condições de alimentação e abeberamento que todos os outros.
Deixamos um pequeno excerto do video do interior da galera na prova de Miranda Del Ebro II.