Notícias


RESUMO DO MANDATO 31/07/2024

Resumo Mandato

 

A 17 de setembro de 2021 tomamos posse e vestimos a pele de dirigentes desta instituição.

No nosso manifesto eleitoral relatamos a intenção de testar a viabilidade de soltas a leste, criamos o Campeonato Clássicas de Leste e o mesmo não teve a desejada adesão, sendo até mesmo rejeitado pelos que durante tantos anos o solicitaram.

Também no nosso manifesto eleitoral afirmamos a nossa intenção de terminar com os campeonatos “Geral” que na nossa opinião estão a destruir a columbofilia Nacional. Defendemos e criamos vários campeonatos distritais para que os columbófilos possam livremente participar e, ser ou não competitivos nos que entenderem, sem que para isso sejam obrigados a manter colonias com efetivos exagerados e possam viver a columbófila à sua maneira e dimensão em relação às suas ambições e capacidade financeira.

A democracia em assembleia não o entendeu e vemos cada vez mais columbófilos a abandonar a prática desportiva baseado em muitas razões, mas não temos dúvidas que a principal razão do abandono é financeira.

Também no nosso manifesto eleitoral anunciamos o desejo de trabalhar no sentido de encontrar uma solução digna de uma sede social.

Reunimos diversas vezes com a Camara Municipal e com várias juntas de Freguesia para encontrar uma solução o que nos levou à solução de reabilitar um edifício do município, estando um protocolo de exploração em regime de comodato encaminhado para que a ACDVC tenha finalmente uma sede social digna e que possa tornar o espaço que ocupa atualmente como sede social, naquilo para o qual foi contruído, ou seja, lugar de garagens que virão trazer rentabilidade e sustentabilidade à instituição.

Contatamos e reunimos com todos os municípios do nosso distrito suportando e apoiando candidaturas para que todas as coletividades possam usufruir gratuitamente de aparelhos de constatação de última geração sendo que uma das coletividades já usufrui deste equipamento e duas das restantes 7 coletividades ativas têm o compromisso público da parte da Camara Municipal de Viana do Castelo, de que vão ter os aparelhos a curto médio prazo.

Tivemos das galas de entregas de prémios mais participativas dos últimos anos com mais de 200 pessoas envolvidas na festa da columbofilia Vianense e respetiva consagração dos campeões.

Para além de galas e exposições realizadas, tivemos o prazer de organizar a maior exposição distrital de sempre do nosso distrito, Exposição Distrital com a dimensão de uma Exposição Nacional.

Nela tivemos visitantes de todo o país e a mesma foi um sucesso cultural e desportivo, sendo que a nível económico não correu como o esperado fruto de um mau planeamento nosso associado a dificuldades inesperadas que felizmente conseguimos ultrapassar.

Com os campeonatos e exposições atrás referidas obtivemos uma participação nas exposições nacionais muito expressiva, para além de também termos uma pomba Olímpica que muito orgulha os columbófilos e diretores Vianenses.

As soltas levadas a cabo por esta direção e conselho desportivo foram filmadas e tornadas publicas para assim tornar a columbófila mais transparente.

Apresentamos propostas nos Congressos Federativos no sentido de criar um modelo de columbofilia sustentável:

- Rever o regulamento Disciplinar introduzindo sanções disciplinares como jogos/provas de suspensão de modo a punir o insulto e falta de respeito gratuito para com os diretores federativos, associativos e locais;

- Baixar a designação do número de pombos para as provas nacionais para que o columbófilo com menor poder económico possa ser competitivo;

- Recenseamentos livres para aproveitar o poder económico de quem o tem;

- Coordenação de soltas centralizada na FPC de modo a proteger os diretores locais até porque os responsáveis federativos são remunerados

 

Para além do atrás enunciado, fizemos colóquios em escolas e centros de estudos, com a ajuda do então Vice-Presidente, Professor Roque Gonçalves, para levar a columbofilia aos mais novos.

Foram três anos de trabalho em que fizemos o que pudemos e o que soubemos sempre com a melhor das intenções, elevar a Columbófila Vianense.

 

Aproveitamos para deixar uma palavra aos diretores ativos de todas as coletividades da ACDVC pelo trabalho que levaram a cabo e dizer-lhes um enorme obrigado pela colaboração e compreensão nas decisões postas em prática por esta direção e conselho desportivo.

Para que possamos voltar ao dirigismo teremos que ver o regulamento disciplinar da Federação Portuguesa de Columbófila e posteriormente das associações, revisto, de forma a que a falta de respeito e má educação seja punida como noutros desportos, com jogos (provas) de suspensão como sanções.

Não pode valer tudo para ganhar ou ser competitivo em qualquer desporto, trabalho ou vida social.

Não podemos estar à espera que os diretores federativos, associativos e locais, sejam constantemente insultados, injuriados, vejam o seu bom nome denegrido na “Praça Publica”, e que os mesmos continuem a trabalhar gratuitamente para estes senhores, que na nossa opinião, de senhores têm muito pouco.

Finalizamos com a esperança de que da discórdia e incompreensão revelada por estes “senhores”, surja uma equipa de trabalho para levar a instituição e a sua prática desportiva avante e deste modo a Columbofilia Vianense continue VIVA.

 

A Direção e Conselho Desportivo demissionários.